domingo, 7 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 28 - Educação e Valores: O fenômeno do Bullying

Conceitos centrais da aula
 
Adota-se o termo Bullying em inglês, pois não há uma palavra em português que consegue explicar este fenômeno.
O Bullying refere-se a atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente. A duração é prolongada, há desequilíbrio do poder e impossibilidade de defesa.
 
O Bullying é marcado por ações de humilhação, xingamento, defamação, constrangimento, menosprezo, intimidação, ameaças, exclusões, preseguições, agressão física e roubo.

As pesquisas começaram no Brasil em 2003 pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multifuncional de Proteção a Infância e Adolescência). Com as pesquisas foi detectado que o local onde ocorre mais bullying é na sala de aula; 50% das vítimas não denunciam; com as meninas ocorre intrigas e exclusões e com os meninos agressões físicas.
 
Perfil da vítima: indivíduos com pouca socialização; não reagem a agressão; possuem características físicas, comportamentais, econômicas e sexuais diferentes; são impulsivos, não pedem ajuda e as vítimas podem se tornar agressores.  
 
Perfil dos agressores: são de ambos os sexos; não respeitam normas; são líderes; cometem pequenos delitos; possuem desempenho ruim na escola,;tem ausência de culpa; são agressores, desafiadores e mentirosos.  
 
Perfil dos espectadores: observam e omitem os fatos; são passivos, por medo, ou ativos, apoiando os agressores; contribuem para o crescimento do bullying.
 
Consequências: isolamento; queda do rendimento escolar; fobia escolar; mudança de humor; insônia e irritação, transtornos afetivos; suicídios e assassinatos.
 
Intervenções da escola: realizar uma conscientização; sensibilizar a comunidade escolar; propiciar um ambiente confiante e democrático; dar apoio as vítimas, estabelecer regras; aplicar sanções aos agressores.

Considerações
As escolas podem desenvolver projetos para trabalhar e evitar situações de bullying, conforme a charge e o vídeo que seguem:


Charge retirada do site: http://acaoetica.blogspot.com.br/2011/09/modulo-1-educacao-e-construcao-de.html acesso em 29/11/2012 às 9h14.


Vídeo retirado do site: https://www.youtube.com/watch?v=2NEcjFA_JUg acesso em 02/11/2012 às 18h44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário