sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 8 - Educação e Valores: A construção psicológica dos valores

Conceitos centrais da aula
Os valores surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas, relações e de si mesmo. Sendo que o processo de construção de valores se dá desde o nascimento. Um valor é aquilo que eu gosto.

- Valores centrais: são os valores mais fortes no indivíduo. Tem pessoas que não conseguem dever dinheiro para ninguém, pois tem como valor central a honestidade. Outras pessoas devem e não se importam, pois a honestidade não é um valor central; 
- Valores periféricos:são os valores que não são tão fortes no indivíduo. Há pessoas que são honestas com a família, mas não é com o Governo, pois não pagam impostos.
 
Consequência para educação
O posicionamento dos valores mudam a qualquer momento. Um indivíduo pode mudar seus valores de central para periférico e de periférico para central a qualquer momento.
A escola como agente da sociedade de definir quais valores ela deve construir e quais são os valores centrais dos alunos.
 
Considerações
A música que segue do cantor Lulu Santos "Como uma onda no mar" exemplica a ideia de que a todos os momentos há mudanças. Na parte da canção: "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia", mostra que a todos os momentos somos diferentes, nuca seremos como fomos.
Na construção do valores ocorre o mesmo, os valores são elaborados e podem ser modificados e, a escola, tem papel fundamental neste processo, propiciando atividades e situações para a formação de valores éticos e morais.

 
Música retirado so site: http://www.youtube.com/watch?v=Qqmw4_OS-W4 acesso em 02/11/2012 às 14h51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário