sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 6 - Temas Transversais: Temas transversais em educação

Conceitos centrais da aula
Existem diferentes concepções e formas de se trabalhar a transversalidade e cada comunidade deve eleger os temas que são mais significativos. Assim, podemos analisar duas concepções de transversalidade:
1° concepção:
Nesta concepção as disciplinas são o eixo vertebrador do currículo e o objetivo é ensinar as disciplinas.
O trabalho com temas transversais são realizados com atividades pontuais, trabalhando uma semana as drogas e a sexualidade, por exemplo.
Assim, a escola irá trabalhar o tema de ética e contrata assessorias para ministrar palestras sobre o tema.
Dessa forma, a prioridade continua sendo as disciplinas e a educação e cidadania, por exemplo, fica em segundo plano.
2° Concepção:
Nesta concepção as temáticas transversais são o eixo vertebrador do currículo. Assim, os conteúdos são os meios, não o fim, para se trabalhar os temas transversais. Promove-se um trabalho que tem como eixo vertebrador um tema relevante para a comunidade que a escola está inserida.
Considerações
Observa-se nas imagens que seguem a exemplificação das duas concepções. Na primeira imagem as temáticas são entendidas de forma fragmentada e não existe uma ligação entre elas, mostrando a primeira concepção, em que o currículo é o eixo vertebrador:
Na próxima imagem as temáticas transversais são o eixo vertebrador do currículo e estão relacionados a educação em valores, no intuito de responder e solucionar os conflitos sociais e inserir os educandos como protagonistas da sua própria realidade:
 Fonte das imagens: ARAÚJO, Ulisses Ferreira. Temas Transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário