sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 16 - Educação e Valores: A construção de valores e a dimensão afetiva

Conceitos centrais da aula
A afetividade, para Jean Piaget, é vista como fonte de energia para a cognição. A afetividade seria a gasolina e a cognição o motor do carro, que diz respeito a estrutura do psiquismo humano. A afetividade, gasolina, não modifica o motor do carro.
Os estudos foram sendo complementados e a afetividade foi analisada como um dos aspectos organizativos do psiquismo humano, assim como, a cognição, o físico e o sócio-cultural. Assim, há uma interção entre a cognição e a afetividade.
 
Aspectos que diferenciam a vergonha e a culpa:
Vergonha: diz respeito a forma que o outro me vê e há o desejo de se esconder e escapar;
Culpa: refere-se a uma auto-avaliação e há o desejo de se desculpar.
 
Os aspectos que relacionam a vergonha e a culpa são:
- sentimento moral;
- emoções negativas;
- emergem da regulação dos valores morais.
 
Exemplos:
Eu não ajudo uma amigo e fico com culpa, pois a generosidade é um valor moral que eu possuo; Uma pessoa entra num quarto escuro não consegue ficar e sai com vergonha, pois a coragem é um sentimento moral do indivíduo.
 
Considerações
Os sentimentos devem ser objetos de conhecimento a serem trabalhados na escola, tendo em vista que são construídos pelo sujeito. A escola deve propiciar atividades que desenvolvam o trabalho com os sentimentos.
Entretanto, conforme a charge que segue, muitas escolas e professores desconsideram o trabalho com sentimentos, delegando a família este papel:
 
 
 Charge retirado do site: http://fernandoloppes.blogspot.com.br/2011/09/educacao-do-brasil-atraves-de-charges.html acesso em 28/11/2012 às 20h58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário