sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 3 - Educação e Valores: O juízo moral da criança

Conceitos centrais da aula:
Pode se analisar a construção dos valores e o desenvolvimento da moral de acordo com os conceitos elaborados por Jean Piaget.
Uma pessoa moral é a que cumpre as regras e, para ser ético deve se cumprir as regras por respeito e não por medo ou coação.
 
Para Piaget o indivíduo ao longo da vida pode diminuir o se egocentrismo e a sua moral pode se desenvolver em:
Anomia:criança quando nasce não conhece as regras; 
Heteronomia: O sujeito sabe que há regras. As regras são estabelecidas pelos pais ou escola, por exemplo, mas há uma coação e respeito unilateral, assim, a criança não faz uma coisa errada senão vai apanhar;
Autonomia: O indivíduo internaliza as regras, dessa forma, o aluno respeita o professor independente se o professor respeita o aluno. Há respeito e afetividade para não perder o amor do professor.
 
Um dos problemas é que muitas pessoas param no estágio da heteronomia e respeitam as regras apenas por relações de coação.

Considerações
O vídeo que segue é do Curso de Pedagogia da Unesp/Univesp e apresenta o desenvolvimento moral a partir da discussão de um grupo de jovens, dos estudos de Jean Piaget e traz entrevistas com Yves de La Taille e Suzana Menin. Assim, os conceitos de anomia, heteronomia e autonomia são apresentados e mostra-se que a escola deve dar referências para que os alunos desenvolvam a sua moral.
 

Vídeo retirado do site: http://www.youtube.com/watch?v=trD5z2kZRqk 
acesso em 14/10/12 às 21h34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário