sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 10 - Temas Transversais: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação

Conceitos centrais da aula
Nas discussões sobre os temas transversais analisa-se a interdisciplinaridade e a transversalidade na educação.
 
Na interdisciplinaridade as disciplinas não mudam seu objeto de estudo, mas há relações fortes entre as disciplinas.
 
transversalidade busca temas que atravessam todas as disciplinas, exemplo, saúde e meio ambiente e, as disciplinas se interligam.

Ambos movimentos buscam mudar o modo de pensar.
Segundo Edgar Morin o sistema educacional separa as coisas para serem ensinadas, contudo, não se tem uma visão complexa e global.  
 
Considerações
Segue trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) documento que norteia a prática educacional dos professores de todo o Brasil. Este texto apresenta a diferença entre a interdisciplinaridade e a transversalidade.
 
Imagem retirada do site: http://www.lamparina.com.br/livro_detalhe.asp?idCodLivro=277 acesso em 01/11/2012 às 23h44.

A Transversalidade e a Interdisciplinaridade
"Ambas — transversalidade e interdisciplinaridade — se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles — questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas.

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

Na prática pedagógica, interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos Temas Transversais expõe as inter-relações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer um trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida. A transversalidade promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, supe rando a dicotomia entre ambos. Por essa mesma via, a transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.

Os Temas Transversais, portanto, dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar".

Texto retirado do site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf acesso em 28/10/2012 às 20h38.


Nenhum comentário:

Postar um comentário