sábado, 13 de outubro de 2012

MÓDULO I - Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores

VÍDEO-AULA 1 - Temas Transversais: As Revoluções Educacionais

Conceitos centrais da aula
Em seus estudos José Esteves considera três Revoluções Educacionais:
1° Revolução: Data há aproximadamente 2.000 anos atrás, na corte dos faraós. Neste momento a educação se destina aos filhos dos nobres e dos reis, ou seja, a uma pequena parcela da população. Além disso, há uma relação individual de educação, ou seja, uma professora por aluno.
2° Revolução: O rei Frederico Guilherme II, em 1787, decreta que a educação deve ser pública e um dever do Estado. Neste período a educação é publica, apenas uma parte da população tinha acesso e era só para meninos. A sociedade tinha a base agrária.
O espaço físico da sala de aula se assemelha com os dias atuais e, há uma professora para uma classe de alunos. O professor é quem está a frente da sala e é quem irá transmitir o conhecimento.
3° Revolução: Data há aproximadamente 20 ou 30 anos atrás. Neste período há a universalização do ensino, que está ligada ao desenvolvimento dos meios de produção. A escola é para todos e há a inclusão das diferenças (sociais, físicas, econômicas, religiosas, ideológicas, etc.).
 
Considerações
Segue imagens e fotos que ilustram cada uma das revoluções apresentadas.
Na primeira foto, há uma relação mais individual para a educação, ou seja, um professor por aluno. A imagem está na capa do livro "Emílio" de Rousseau.


Imagem retirada do site: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/investigacao/conviteleitura.htm acesso em 14/10/2012 às 13h50.

Na segunda imagem observa-se uma sala com mais de um aluno, contudo a educação ainda é para poucos. Verifica-se os alunos sentados em fileiras, copiando a lousa e olhando para frente. Neste contexto, o professor é detentor do conhecimento e a figura central da aprendizagem. 
 

Imagem retida do site: http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/RepublicaVelha.htm acesso em 14/10/2012 às 13h54.
 
A terceira imagem mostra a educação inclusiva, ou seja, uma sala de aula com diferentes etnias, alunos especiais e o professor “mais próximo” do aluno.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário