sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 13 - Temas Transversais: Conhecimento em rede

Conceitos centrais da aula
O professor pode ver e trabalhar a construção do conhecimento de diferentes formas, tais como:
 
A imagem de balde o professor vê a cabeça do aluno como um balde em que ele coloca os conhecimentos. Tal concepção é expressada quando o professor fala "o aluno não atingiu o nível desejável";
Na imagem de cadeia O conhecimento é visto como uma associação de ideias, "Se isso, então aquilo". Temos como exemplo a linha de montagem dos automóveis. Como a construção do carro é complexa, há a divisão;
A imagem da rede há uma teia de relações, conceitos, significações e noções. O aluno chega na escola com a sua rede e o trabalho do professor é enriquecer a rede do aluno, dando mais qualidade e tirando noções equivocadas.
 
Cada pessoa tem o seu centro de interesse, acentrismo, e os conceitos se transformam: a ideia de cidadania na Grécia é um, hoje é outro. 
 
Considerações
Atualmente tem-se falado muito da imagem de rede para a construção do conhecimento. Na aprendizagem leva-se em conta o conhecimento prévio do aluno e o professor tem o papel de enriquecer a rede, os conhecimentos do educando.
Na charge que segue mostra um modelo de ensino em que o docente não acompanha as mudanças de visões do processo de ensino-aprendizagem. Ela sempre ensina do mesmo jeito:
 
acesso em 01/11/2012 às 23h50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário