sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 9 - Temas Transversais: Ciência e educação

Conceitos centrais da aula
A ciência pode ser ensinada na escola, tendo um olhar da ciência na nossa vida e trazendo para a escola.
Dessa forma, a ciência pode ser ensinada como:
- Ciência como linguagem: ensinar e aprender a ciência como linguagem para entender notícias do jornal (terremotos, previsão do tempo, etc.) e bula de remédio, entre outros;
- Ciência como instrumental prático: a compreensão da ciência me dá instrumental prático para aplicar e melhorar a vida do indivíduo, por exemplo, o conhecimento da miningite pode ajudar a identificar os sintomas da doença, como dor e dificuldade de mexer a cabeça;
- Visão de mundo: O sujeito pode utilizar a ciência e não ter consciência do como e por que. Ou pode usar e ter consciência da sua utilidade;
- Como desenvolver a ciência: projetos e trabalhos em grupo nas aulas de ciência discutir temas como a propagação do H1N1.
 
Considerações
Segue um plano de aula retirado da Revista Nova Escola que exemplifica o trabalho com a ciência tendo em vista a relevância do tema e a utilidade em nossas vidas. Nesta aula, o tema tratado é saneamento básica e a água, no intuito de os estudantes se concientizarem e preservarem os recursos disponíveis:
 
 
Tema: Água e saneamento básico
Objetivos
-Identificar a água útil para consumo
-Entender o sistema de distribuição residencial da água e a formação de esgoto.
-Compreender que quase metade das cidades brasileiras não tem saneamento básico e qual o papel do esgoto para a saúde pública da população
Conteúdo: Água e saneamento básico
Anos: 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Tempo estimado: Duas aulas
Material necessário:
-Tampinhas plásticas ou botões;
-Barbante;
-Cartolina;
-Cola para plástico;
-Solução de Sulfato de Alumínio;
-Solução de Hidróxido de Cálcio;
-Funil de vidro;
-Papel filtro;
-Béqueres.
 
Introdução
A água potável é aquela que tem qualidade para ser consumida. Sempre é incolor (sem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (sem sabor). Ela chega nas torneiras tratada e é captada em fontes de água doce como a Bacia Amazônica, a maior do Brasil, alimentada pelo gigante Rio Amazonas. Embora nosso país tenha grandes reservatórios de água doce, no planeta ela não existe em grandes quantidades. Apenas 3% de toda a água do planeta é potável
.
O resultado de tudo o que é feito com a água, isto é, aquilo que vai para o ralo é o esgoto. Toda vez que usamos a torneira ou tomamos banho, por exemplo, a água e outros materiais vão s para um conjunto de tubulações até as Estações de Tratamento. Lá, o esgoto é analisado e tratado de acordo com os seus componentes: dejetos humanos, restos de alimentos e micróbios.
Nas grandes cidades, as empresas de tratamento de água têm desempenhado um papel importante para a qualidade da água oferecida à população. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 90% da população brasileira tem acesso à água potável, índice semelhante ao de países desenvolvidos. Com os investimentos mais recentes, o objetivo é que até 2012 esta porcentagem aumente para 92% da população.
Já o índice de saneamento básico é pior
, 25% da população não tem acesso a este benefício ou tem com precariedade. Juntamente com a meta de distribuição de água potável, o relatório do PNUD estabelece que o saneamento básico deve ser garantido para 85,5% da população até 2015.
Situação ainda mais grave é a coleta e tratamento de esgoto: apenas 55,2% das cidades brasileiras têm coleta de esgoto e só 1/3 fazem o tratamento do que é coletado.
As pessoas que mais sofrem com essa situação vivem em áreas rurais e regiões periféricas dos grandes centros urbanos, principalmente no norte e Nordeste. Esse é um entrave para o cumprimento das metas estabelecidas pela ONU.
Aproveite que no Ensino Fundamental 1 as crianças precisam ser despertas para uma atitude curiosa e questionadora e use experiências práticas para estimular o cuidado com a água que consomem em casa e na escola. Ainda não é o momento para respostas mais complexas, que serão entendidas nos anos seguintes. Mesmo assim, fique atento para que as dúvidas das crianças sejam respondidas da maneira correta.


Desenvolvimento
Aula 1
No quarto e no quinto ano, as crianças ainda não têm uma noção exata de proporcionalidade. Quando dizemos em 100% elas podem até entender que isso corresponde à totalidade de alguma coisa. Mas quando os números são distantes de 0, de 50 ou de 100, elas apresentam dificuldade. Para que os alunos entendam que apenas 3% da água disponível na Terra é potável, faça um experimento prático.
Peça que tragam tampinhas plásticas ou botões de roupa. Divida a classe de tal maneira que você tenha 100 tampinhas ou botões. Se puder, fure as tampinhas.Uma vez de posse desse material, separe 97 tampinhas ou botões para simbolizar a água salgada da Terra. As outras 3 peças vão simbolizar a água doce . Nessa separação escolha 3 peças que sejam da mesma cor. Se não houver essa possibilidade providencie uma maneira de identificá-las (pintura ou fita adesiva colorida são os mais indicados, o importante é que estas três estejam diferentes das demais). Nesse momento é hora de discutir com os alunos como a água adequada para o consumo existe em pouca quantidade. Pergunte como consomem a água em casa e explique que, embora o Brasil tenha uma reserva grande de água potável, a escassez deste recurso é um problema que, provavelmente, enfrentaremos no futuro. O que eles fazem para economizar água? O que pode ser feito? Ouça as respostas e corrija alguma informação, explicando alternativas à turma.
Se as tampinhas estiverem furadas você poderá colocá-las em um barbante e formar um varal. Lembre-se de separar as 3 tampinhas das demais 97. Se não houver possibilidade de furar as tampinhas, elas poderão ser coladas em uma folha de cartolina. Como os botões já são furados, é mais fácil utilizar o barbante.

Aula 2
Essa aula é importante para os alunos se conscientizarem do trabalho que é feito nas estações de tratamento de água. Misture um pouco de água com terra de jardim ou combine com o pessoal da limpeza do colégio não jogar a água suja fora por um dia - mas tenha certeza que a água estará bem suja!
Divida a sala em pequenos grupos de trabalho e separe um pouco dessa água suja para os grupos, em torno de 100 mL. Pingue 10 gotas de solução de Sulfato de Alumínio e espere alguns segundos. Logo depois pingue 10 gotas de Hidróxido de Cálcio e espere o resultado. As partículas de sujeira vão se aglutinar e, como serão mais pesadas que a água, irão decantar no fundo do recipiente.
Prepare em um recipiente uma filtração com um funil e um papel filtro. Peça aos alunos que despejem a água do recipiente tomando cuidado para não virar junto com a sujeira que se decantou no fundo. Recolha essa água filtrada em outro recipiente e compare as cores. Ao longo da atividade tire fotos do trabalho dos alunos e dos resultados obtidos. Com essas fotos monte um mural e peça que os alunos identifiquem as etapas e expliquem o que está acontecendo em cada uma delas.
Durante o experimento, faça relações com o funcionamento do sistema de tratamento do esgoto. Explique que a água que consumimos é encaminhada até estações onde serão tratadas. Mostre como a sujeira se acumula no fundo do recipiente e diga como é importante que os dejetos que ficam na água que consumimos sejam tratados, em vez de ficarem expostos ou serem jogados nos rios. Diga que este tipo de atitude prejudica o meio ambiente e também a nossa saúde.

Avaliação
Observe se os alunos compreenderam que há pouca água potável no mundo. Conversando com a turma e pedindo alternativas para diminuição, perceba se entenderam como a preservação deste recurso é importante. Veja também se a experiência com a água suja fez com que entendessem que depois que utilizamos a água ela contém dejetos que não podem ficar expostos e por isso seu tratamento é tão importante.
 
Plano de aula retirado do site: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/agua-saneamento-basico-690252.shtml acesso em 14/10/12 às 19h16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário