sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 5 - Temas Transversais: O conceito de transversalidade

Conceitos centrais da aula
A transdisciplinaridade é um trabalho com temáticas que perpassam os diferentes campos do conhecimento, tais como, questões éticas, políticas, sociais, atreladas à melhoria da sociedade e da humanidade.
Assim, busca-se respostas aos problemas que a sociedade reconhece como prioritário, por exemplo, o trabalho sobre drogas, além disso, conecta a escola a vida das pessoas trabalhando saúde, sentimentos e afetos.
 
Os objetivos da educação é a instrução, de conteúdos definidos por cada sociedade, e uma formação para a cidadania. Entretanto, a escola foca o ensino das disciplinas e a formação moral e ética fica delegada somente a família.
A escola deve prever o trabalho moral e ético em seu projeto.

Considerações
A construção do conhecimento e os temas a serem trabalhados na escola, devem ser relevantes, ter relações com a sociedade e estarem empenhados a melhorar a vida dos alunos e da sua comunidade. A imagem que segue exemplifica esta ideia: 
 
 
Os temas transversais apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais estão ligados a ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual, educação e trabalho, conforme a imagem que segue, contudo, cada comunidade deve diagnosticar e eleger os temas necessários e emergentes:
 
 
Imagem retirada do site: http://meilycass.wordpress.com/2011/09/17/video-aula-6-temas-transversais-em-educacao/ acesso em 30/10/2012 às 7h43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário