sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 14 - Temas Transversais: Projetos

Conceitos centrais da aula
O Projeto refere-se a ação e a vontade; é um fazer responsável e consciente.
Os projetos pressupõem:
- Metas e objetivos;
- Está ligado ao futuro e a antecipação da ação;
- É uma ação do sujeito. O projeto depende da ação do sujeito para existir;
- A coação é impossível, ou seja, cada indivíduo tem o seu projeto, eu projeto para eu realizar.
- O projeto pode ser individual ou realizado em grupo.
Para explicar projeto pode ser utilizada a metáfora do rio. A cabeceira do rio são os sonhos, ilusões, utopias e esperanças. O projeto é o movimento do rio. O fim é o planejamento, a avaliação e a trajetória.
Deve-se realizar uma reflexão e análise constante dos nossos projetos, além de ajudar os alunos nesta análise, pois há metas que valem e outras que não valem. Há o que se deve ser conservado e o que deve ser transformado.

Considerações
Utilizamos o projeto em vários aspectos da nossa vida. No aspecto pessoal e profissional, por exemplo, para planejarmos o nosso futuro profissional ou a nossa família, os filhos que teremos.

Na escola temos o Projeto Didático, que refere-se a "é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário