sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 2 - Temas Transversais: Os caminhos da interdisciplinaridade

Conceitos centrais da aula
Para a discussão dos caminhos da interdisciplinaridade pode se analisar o pensamento simplificador de Edgar Moran e o significado de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade.

Para Edgar Moran o pensamento simplificador tem três princípios:
- Disjunção refere-se à separação dos diferentes tipos de conhecimento e está relacionada à criação das disciplinas. Desta forma, para estudar a natureza divide-se a realidade em diferentes partes: Biologia, Química e Física, por exemplo;
- Redução do complexo ao simples e analisa a parte como se fosse o todo. Um exemplo na escola é quando um professor diz que a sua matéria é a mais importante;
Abstração diz respeito a matematização e formalização da ciência. Nesta perspectiva, é possível, através da internet, conhecer Paris ou outros lugares do mundo.

Na superação da disciplinaridade há três movimentos:
- Transdisciplinaridade= trabalhar com temas que vão além, transpassam, a disciplina, por exemplo, o desenvolvimento sustentável;
- Multidisciplinaridade = o fenômeno a ser estudado, por exemplo a indisciplina, necessida do suporte de várias áres do conhecimento para ser estudada, mas as disciplinas não conversam entre si;
- Interdisciplinaridade = ao analisar um fenômeno, os profissionais ou áreas do conhecimento, dialogam entre sí, trocam ideias e experiências.

Considerações
As imagens que seguem exemplificam a transversalidade, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade:
Na imagem que segue verifica-se o trabalho com um cubo de papel e os diferentes estudos que podem ser realizados a cerca deste fenêmeno (a produção do papel, o volume do cubo, a sua elaboração, etc...), ou seja, o trabalho transdisciplinar:
 
 Imagem retirada do site:
acesso em 14/10/12 às 12h30.
 
Na próxima imagem verificamos o trabalho multidisciplinar. Percebemos que cada indivíduo está com uma peça do quebra-cabeça e estão dando a sua contribuição, contudo, os indivíduos não dialogam e não trocam experiências.
 
Imagem retirada do site: http://www.proge.com.br/ acesso em 14/10/12 às 13h30.

Na imagem seguinte podemos observar o trabalho interdisciplinar, ou seja, ao analisar determinado fenêomeno, as área de conhecimento e os profissionais estabelecem um diálogo e trocam ideias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário