sábado, 13 de outubro de 2012

VÍDEO-AULA 15 - Educação e Valores: Dimensões constitutivas do sujeito psicológico

Conceitos centrais da aula
Esta aula apresenta uma compreensão do sujeito psicológico, ou seja, uma reflexão de quem é o aluno que os professores interagem no dia-a-dia e quem é o professor.
O sujeito é constituído de dimensões cognitiva, biológica, afetiva e sócio-cultural e de uma interação com o meio físico, interpessoal e sócio-cultural.
Estas dimensões são coordenadas e se relacionam. Em alguns momentos alguns aspectos se sobressaem, mas todos são interligados. 
O indivíduo é complexo. Se o aluno tem uma deficiência mental não podemos analisá-lo apenas pelas dimensões cognitivas, pois está situação irá refletir na dimensão biológica, no cérebro, na dimensão afetiva, nos sentimentos, e no aspecto cultural.
O problema é quando se quer explicar um problema ou situação por apenas uma dimensão, "o aluno tem este comportamento, pois seus pais separaram". Assim, há uma redução do pensamento. 

Considerações
A obra de Leonardo da Vinci expressa a ideia do aluno como um ser complexo formado por diferentes dimensões que, muitas vezes, na sala de aula, são simplificadas e são analisados alguns aspectos.
O trabalho docente deve abranger e considerar todas as dimensões: cognitiva, biológica, afetiva, sócio-cultural, interação com o meio físico, interpessoal e sócio-cultural.
 

O “Homem Vitruviano” em desenho de Leonardo da Vinci
Obra de Leonardo Da Vinci retirada do site: http://historia-on-the-net.blogspot.com.br/2011/06/leonardo-da-vinci.html acesso em 01/12/2012.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário